Instituição Executora:
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Instituições Parceiras:
Colônias de Pescadores
Z-9, Z-22 e Z-25.
APRENDER - Entidade Ecológica e IBAMA

Instituição Financiadora:
Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA

Equipe técnica:

  • Roberto Wahrlich
  • Rodrigo P. Medeiros
  • Gislei Cibele Bail
  • Ricardo M. S. Hoinkis
  • Siara Bonatti
  • Tiago D. Ingletto
  • Maira Borgonia
  • Carla M. dos Santos


    Objetivo:
    Elaboração de um plano para o uso dos recursos pesqueiros na Baía de Tijucas e adjacências através de um processo participativo.

    Período de Execução:
    34 meses

  •  
    Interaja com mapas dinâmicos para enriquecer seus conhecimentos sobre a pesca nas regiões delimitadas pelas cartas digitais, clicando aqui.




    Clique aqui e veja os relatórios finais do projeto.
     
    1) Mobilização e capacitação dos atores para o processo participativo.
    2) Geração de informações sobre a atividade pesqueira.
    3) Avaliação da pesca de arrasto.
    4) Gerenciamento e difusão de informações...



    Clique aqui para visualizar o Plano de Comunicação

    Clique aqui para ver o vídeo institucional.
     

       O “Projeto Pesca Responsável na Baía de Tijucas” se constituiu em um conjunto de atividades que visaram o conhecimento da pesca artesanal na região da Baía de Tijucas, com o objetivo de definir uma estratégia para a gestão participativa dos recursos pesqueiros locais. Esta estratégia, definida através de um Plano de Ação o qual considerou os preceitos do Código de Conduta para uma Pesca Responsável (FAO, 1995), foi fruto do envolvimento das comunidades estabelecidas às margens da Baía de Tijucas e levou em conta as necessidades das pessoas que dependem diretamente da pesca artesanal e da conservação dos recursos pesqueiros. 

       O projeto foi financiando pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e executado  pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) através do Convênio FNMA 025/2003. A execução do projeto se desenvolveu através de parcerias com as Colônias de Pescadores de Governador Celso Ramos (Z-09), Bombinhas (Z-22) e Tijucas (Z-25), além da ONG APRENDER-Entidade Ecológica, da Associação dos Pescadores Artesanais de Tijucas (APAT) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis / Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (IBAMA/REBIO ARVOREDO).